STUDIES ON MOCHE METALLURGY IN THE NORTH OF ANCIENT PERU
Vários métodos, odos com base no uso de raios X, foram empregados para estudar em detalhes artefatos de ouro e prata dos túmulos Moche "senhor de Sipán" e "senhora de Cao", datado de cerca de 300 DC:
-Fluorescência de raios X por dispersão em energia (EDXRF)-análise
-linear EDXRF-digitalização
-2D-EDXRF-digitalização
-transmissão de raios X monoenergéticos (TR)
-Radiografia (RD)
-Microtomografia de raios X (µ TAC).
Estes métodos foram aplicados para determinar a composição do artefato (EDXRF), para medir a espessura das folhas de ouro e prata (TR), para visualizar a interface ouro-prata (RD), para verificar o procedimento de solda (EDXRF, RD) para examinar a estrutura interna (µ TAC) e para diferenciar o ouro, o cobre dourado, a prata dourada e o tumbaga com base na relação das componentes das linhas K e/ou L .
A conclusão de toda a análise é que a civilização Moche, que prosperou no norte do atual Peru entre 100 e 700 D.C., e foram considerados os melhores produtores de jóias e artefatos de ouro e prata da região, foram, a partir do ponto de vista tecnológico, o mais alto nível do mundo.
O PROJETO DE MESTRADO ERASMUS MUNDUS ARCHMAT
O projeto de Mestrado Erasmus Mundus em Ciência de Materiais Arqueológicos (ARCHMAT) se iniciou há seis anos através de um financiamento da União Europeia (UE) que direcionado principalmente a mobilidade de estudantes que não são da UE. Nesses anos foram escritos cerca de 100 provenientes de Países de todos os Continentes. Os estudantes que se inscreveram foram mais de quinhentos.
A formação proposta é do tipo multidisciplinar com contribuição de disciplinas Humanísticas, Científicas e Tecnológicas. Tal projeto foi refinanciado este ano por mais cinco anos. As aulas são em língua inglesa.
A partir deste ano foi iniciado também um doutorado, financiado pelo projeto Maria Slodowska Curie, que é uma continuação do Mestrado e envolve universidades italiana, portuguesa, francesa, espanhola e israelense e com participação de muitas instituições científicas e culturais incluindo brasileiras.